gif_mobile gif_desktop

Cálcio, Ferro, Vitamina C… Descubra os 15 micronutrientes essenciais menos consumidos no mundo

Micronutrientes

Cálcio, Ferro, Vitamina C… Descubra os 15 micronutrientes essenciais menos consumidos no mundo

Um estudo recente, publicado na prestigiada revista The Lancet Global Health, revela uma preocupante realidade: metade da população mundial não ingere a quantidade mínima de micronutrientes, como vitaminas e minerais essenciais para a saúde.

A pesquisa, conduzida por uma equipe liderada pelo cientista Christopher Golden, professor associado de nutrição e saúde em Harvard, baseou-se em dados do Global Dietary Database. Este banco de dados, mantido pelo Banco Mundial, reúne inquéritos alimentares de diversos países, oferecendo uma visão abrangente sobre os padrões de consumo global.

Os pesquisadores avaliaram a ingestão de 15 micronutrientes cruciais, incluindo cálcio, iodo, ferro, riboflavina, folato, zinco, magnésio, selênio, tiamina, niacina e as vitaminas A, B6, B12, C e E.

Os resultados apontam que mais de 5 bilhões de pessoas em todo o mundo não consomem iodo suficiente (68% da população global), vitamina E (67%) e cálcio (66%). Além disso, cerca de 4 bilhões de pessoas apresentam uma ingestão inadequada de ferro (65%), riboflavina (55%), folato (54%) e vitamina C (53%).

SUPLEMENTOS PARA CONHECER:

O estudo também destacou que as mulheres são mais vulneráveis à deficiência de micronutrientes em comparação aos homens, especialmente no que diz respeito ao iodo, vitamina B12, ferro, selênio, cálcio, riboflavina, vitamina E e folato. A deficiência de micronutrientes é um problema sério de desnutrição que impacta o desenvolvimento, o sistema imunológico e o desempenho cognitivo.

“A nossa pesquisa destaca a vasta escala de inadequação da ingestão de micronutrientes em todo o mundo — especialmente para iodo, vitamina E, cálcio, ferro, riboflavina e folato. Entender esses padrões pode nos ajudar a identificar melhor onde as intervenções nutricionais são necessárias, com protocolos alimentares, biofortificação, fortificação e suplementação”, afirmaram os autores no artigo que acompanha a divulgação do estudo.

Veja a lista dos micronutrientes avaliados

Leia mais supre suplementos, vitaminas e minerais

Compartilhar esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *