Publicado em 16.11.2016

Alicina - um Antibiótico Natural

 

Com propriedades cientificamente comprovadas, o consumo de alho traz vários benefícios para a nossa saúde. Aliás, milenares.  Pelos chineses é usado há mais de 3 mil anos no tratamento de doenças; médicos egípcios receitavam o alho para problemas como hipertensão arterial, pele, incômodos intestinais, úlceras, infecções, aumento da imunidade, etc. Há ainda vários relatos semelhantes na Grécia, Índia e outros países da Europa.

Na Idade Média, ganhou contornos de poderoso, pelo bem que trazia à saúde das pessoas, sendo até mesmo pendurado nas paredes para espantar “vampiros” e outros “espíritos malignos”. Mais presentemente, durante a 1ª Guerra Mundial, foi de grande auxílio no combate às infecções. Enfim, ao longo da história foi continuamente utilizado como antibiótico, antibactericida e como alimento preventivo de várias enfermidades.

E todo esse sucesso se deve ao seu mais potente princípio ativo – a alicina (aquele líquido que sai quando o alho é esmagado). Responsável pelo odor característico do produto, ela é um antibiótico natural e rica em vitaminas A, B1 e B2, C e minerais, dentre eles o enxofre. Em nosso organismo, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação; contribui na redução do colesterol ruim (LDL), dos triglicerídeos e pressão alta.

A alicina, pela sua ação antibiótica, colabora ainda no combate às várias infecções corporais; auxilia na prevenção de gripes e resfriados. Outro benefício proporcionado é o de ajudar no combate ao excesso de radicais livres que causam o envelhecimento celular.

Para você contribuir para que o seu organismo fique mais saudável, por meio da alicina, coloque mais alho em seu cardápio diário. E se quiser tranquilidade quanto à isso, use o suplemento nutricional Óleo de Alho.