Publicado em 07.11.2016

Vitamina B9 (ácido fólico)

As vitaminas do complexo B desempenham funções importantes em nosso organismo. A vitamina B9, conhecida também como ácido fólico, faz parte desse conjunto de nutrientes e proporciona vários ganhos à nossa saúde. Dentre eles, contribui para a regeneração e fabricação de células novas e saudáveis, a síntese e reparação do DNA, ajuda nos sistemas cardiovascular e nervoso.

Abaixo, alguns dos benefícios da B9:

Cérebro: auxilia nas funções cognitiva, mental e emocional. Estudos apontam que o uso dessa vitamina, pode prevenir depressão.

Coração: ajuda a reduzir a homocisteína (aminoácido que em excesso impede a reparação das células), mantendo a integridade dos vasos sanguíneos e a pressão arterial em níveis adequados.

Imunidade: colabora para o fortalecimento do sistema imunológico.

Células do sangue: ajuda na formação dos glóbulos vermelhos, fator de prevenção da anemia.

Desenvolvimento do feto: contribui para a formação do sistema nervoso e do tubo neural.

Digestão: ajuda o organismo a produzir os ácidos digestivos, diminuindo a ocorrência de problemas do estômago. A B9 também ajuda o intestino na absorção de nutrientes.

Pele, cabelos e unhas: auxilia no crescimento e manutenção da saúde dos mesmos.    

Encontrada em alimentos como fígado, vegetais (brócolis, couve, espinafre e outros de folhas verdes escuras), nozes, grãos, frutas cítricas, ovos, etc, a vitamina B9 deve fazer parte da nossa dieta diária, pois quando os níveis dela estão abaixo do esperado pode colaborar para o aparecimento de doenças como anemia, do coração, nervosas, problemas para enxergar à noite e de crescimento,  fadiga, falta de apetite, taquicardia, irritabilidade, etc.