Publicado em 20.10.2016

Os benefícios das fibras para o nosso organismo

É indiscutível a importância das fibras alimentares (solúveis ou insolúveis)  para a nossa saúde. Incluí-las em nossa dieta diária é assegurar vários benefícios para o bem-estar geral do nosso corpo. Detalhe: não fornecem calorias. Presentes em frutas, legumes, cereais e leguminosas,  não são digeridas pelo intestino delgado, indo íntegras para o intestino grosso, o que permite que realizem um “verdadeiro” trabalho de limpeza, eliminando substâncias prejudiciais como açúcar e gorduras.  Só por desempenhar essa função, já  possibilitaria sermos mais saudáveis. Todavia, fazem muito mais.

Ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, aumenta o bolo fecal e os movimentos peristálticos (necessários para a eliminação das fezes). Diminuindo, com isso, a possibilidade de ocorrência de constipação, prisão de ventre, hemorroidas, etc. O consumo de fibras é muito recomendado para quem tem o famoso “intestino preguiçoso”, que pode ocasionar doenças graves, além de grande desconforto.

As fibras solúveis retém água, o que possibilita a sensação de saciedade e a absorção de gorduras. Por isso, quem está fazendo dieta de redução de peso, deve fazer uso delas, pois a necessidade de ingestão de alimentos será bem menor. E, é claro, quem deseja manter o peso, não pode se esquecer de colocá-las no cardápio também.

Por absorver gorduras, colaboram para que as mesmas sejam eliminadas do organismo. Esse processo faz com que, ao ingerir fibras, também ajudemos a manter os níveis ideais de colesterol e triglicerídeos, prevenindo doenças cardiovasculares.

As fibras retardam a digestão e permite que a glicose seja mais lentamente absorvida no organismo. Isso é fundamental para que os picos glicêmicos sejam evitados e o diabetes prevenido.  

Pesquisas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, comprovaram ainda que as fibras solúveis melhoram o sistema imunológico. Isso porque transformam as células de defesa pró-inflamatórias em anti-inflamatórias. As fibras com inulinas e frutos-oligossacarídeos são mais eficazes nisso.  

Importante: ao utilizar as fibras, beba bastante água também. Pois o aproveitamento delas dependem da ingestão de líquidos.